sexta-feira, 17 de setembro de 2010

POSSO FAZER TATUAGEM DE FIGURA CRISTÃ?


Nos dias de hoje, ao sair na rua, muito provavelmente, encontraremos alguém tatuado ou usando piercing.
Antigamente esses sinais caracterizavam escravos e criminosos, porém foram tornando-se populares, principalmente entre um público que deseja estar antenado com as últimas novidades. De marca de pertença ou sinal de desmérito, esses tipos de incisões no corpo, ganharam hoje, status de uma forma de expressão e de uso liberdade. .

A Sagrada Escritura cita: “Não fareis incisões na vossa carne por um morto, nem fareis figura alguma no vosso corpo.” (Lv 19,28).

Porém esse versículo isolado, pode deixar margem de dúvida a respeito da vontade de Deus sobre o assunto. Trata somente de culto aos mortos? Está no contexto de não adorar imagens de outros deuses da época do Antigo Testamento? E uma tatuagem com desenho cristão, é permitido?

Consultando o Catecismo da Igreja Católica, não encontramos uma palavra especifica a esse respeito. Porém temos outros recursos a que podemos recorrer.

Primeiramente, devemos lançar a seguintes perguntas: Qual a verdadeira razão de usar tal adereço? O que está acima do agrado por um desenho ou formato de um objeto? Muito provavelmente encontraremos como resposta o culto ao corpo (vaidade), modismo da atualidade e erotismo. Tudo isso já torna o propósito contrário à vontade do Senhor.

Também que, a tatuagem ou piercing, geralmente expressam um desejo, ou mesmo a perspectiva de algo na vida da pessoa. São desenhos representativos, daquilo que a pessoa quer para si: sinal de força, ideologia, credo, protesto até mesmo de romantismo e juras de amor. “Pois onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”. (Lc 12,34)
E o que realmente importa é essa energia que está no intimo do ser. O Senhor é o primeiro interessado que coloquemos para fora o que está em nosso interior. Na parábola dos talentos, Ele não pede para devolvermos o que nos deu, mas que multipliquemos. (cf. Mt 25, 27)

Sobre a circuncisão, sinal corpóreo da aliança entre o povo hebreu e Deus, Jesus Cristo demonstra como é em vão, trazer uma marca sem que o motivo esteja sendo praticado na vida. “e verdadeira circuncisão é a do coração, segundo o espírito da lei, e não segundo a letra” (Rm 2,29)
São Paulo traz ainda: “Nele também fostes circuncidados com circuncisão não feita por mão de homem, mas com a circuncisão de Cristo, que consiste no despojamento do nosso ser carnal”. (Cl 2,11)

Portanto, a nossa devoção a um santo ou anjo ou ainda por um sacramental, não precisa ser caracterizada por algo na pele. Nosso corpo é templo do Espírito Santo “Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós” (I Cor 6,20).


Nós já trazemos um sinal divino, dentro de nós. O batismo já nos marcou com a força do Espírito Santo.
Com tudo isso, podemos perceber que o Altíssimo não é contrário a beleza. Foi Ele quem a criou e Se revela a nós, também por ela: “pois é a partir da grandeza e da beleza das criaturas que, por analogia, se conhece o seu autor.” (Sb 13,5)
Deus revestirá de glória aqueles que alcançarem à salvação, porém não pede de nós sinal na pele.

A verdadeira marca é a que trazemos no interior do coração.

Deus abençoe

Sandro Ap. Arquejada – blog.cancaonova.com/sandro
Missionário Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário